Páginas

sexta-feira, 20 de agosto de 2010

Cristino Castro - Canto do Buriti - São Raimundo Nonato

Cristino Castro é a cidade das aguas jorrantes. Isto ocorre porque se localiza sobre um imenso aquífero que devolve a agua com grande pressão sempre que é furado um poço. Em alguns lugares a agua chega a formar jatos que vão a até 20 metros de altura. A pequena cidade com seus 9.000 habitantes não é estruturada e os banhos em uma das piscinas formadas por estes poços são a grande diversão por aqui. O Hotel Gurguéia Park é a melhor opção de toda a região e é o lugar ideal para o descanso dos viajantes que trafegaram vários kilometros pela BR135. No Gurguéia existem piscinas públicas e outras restritas aos hóspedes. Um oásis no sertão do Piauí. Em frente ao hotel tem o restaurante Deltha Bode Assado, onde jantei o famoso churrasco de bode regado a uns goles de Mangueiras (cachaça com melado).





















  








































Às nove horas da manhã segui para São Raimundo Nonato. O ônibus diário que vai até lá já havia passado e a opção seria seguir a Canto do Buriti, a 200 Km de Cristino. No caminho as grandes chapadas que serviram de paisagem por todos estes kilometros rodados na 135 vão sumindo. O Cerrado misturado à caatinga vai perdendo espaço até que esta predomine completamente. A seca que assola a região vai se fazendo presente e carcaças bovinas recentes são observadas pela janela do ônibus. Apesar de constar no Censo de 2000 como tendo 18.000 habitantes a cidade de Canto dos Buritis mais parece um lugarejo meio abandonado. Sua população deve estar espalhada pelo interior. Tres horas depois, na rodoviária da cidade, fui informado que agora só teria ônibus para São Raimundo (mais 100Km) depois das 22 horas. Ah não, me recusei a ficar até as 22 horas por lá, o calor e o sol estavam de matar. Fui tentar uma carona e consegui, lá pelas 14:00, uma vaga no carro que leva o malote do banco. Seu Luiz, o motorista, nos fez relembrar de orações há muito esquecidas. O homem simplesmente não diminui a marcha quando tem qualquer veículo à frente, joga o carro para o lado da estrada (que não tem acostamento) e faz a ultrapassagem. Visibilidade para nosso Senna do sertão é só um detalhe que pode ser dispensado




































































As quatro da tarde cheguei em São Raimundo e me hospedei no aconchegante Real Hotel, um verdadeiro alívio quando imagino que poderia ficar até as dez da noite em Canto do Buriti. Amanhã vou ä Serra da Capivara e ao Museu do Homem da América.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.